Pular para o conteúdo principal

Saúde em Foco: Carnaval com saúde

O Carnaval começou e já movimenta milhares de foliões nas diferentes capitais da folia como também aglomerados de pessoas nos litorais.
Para não deixar a alegria descompassar, é preciso tomar alguns cuidados a garantir um carnaval sem lembranças desagradáveis. Conheça algumas medidas eficazes em proteger a sua saúde durante e depois da folia:
1.Vacinação em Dia:

Essa é uma época do ano em que os turistas lotam o país e a transmissão de doenças em locais de agrupamento se torna ainda mais fácil. No carnaval, é comum que as ruas estejam mais sujas, com cacos de vidro oriundos de garrafas de bebidas e que leva aumento das chances de se ferir e causar infecção e  com esses riscos é recomendado o reforço da vacina antitetânica.

2.Hidratação e Alimentação

Com as altas temperaturas somadas a alegria, ao samba, axé, funk e outros ritmos o corpo necessita de uma alimentação reforçada e o consumo de água adequado. A dica é comer alimentos que ofertem uma energia saudável para suprir as atividades intensas, como carboidratos (pão, macarrão e arroz), evitem alimentos pesados e difícil digestão. Como indicado comumentemente, não ultrapasse mais de três horas sem se alimentar e  beber bastante água,  uma boa dica e ter sempre á mão uma garrafinha com água. Sucos naturais e água de coco são boas opções para manter a repor o liquido perdido. Nessa época também há um crescente aumento de consome bebidas alcoólicas onde é preciso dobrar a atenção. A ingestão de álcool deve ser intercalada com a de água, o mantendo a pessoa hidratada e ajuda a evitar a ressaca. Cuidado com o que ingere na rua. Observe a qualidade e a higiene do local.

3.Exposição solar:

Passe filtro solar ao menos meia hora antes de se expor ao sol, dando o tempo necessário do corpo absorver o produto. Procure sempre reaplicar o protetor solar nas áreas expostas ao sol a cada duas horas e usar boné ou chapéu para evitar queimaduras no rosto, no cabelo e no couro cabeludo, além de óculos de sol para proteger os olhos.



4. Exercite-se antes:

Nessa época muitos praticam atividades muito intensas o que para a maioria sem preparo físico prévia pode trazer consequências. Alongue-se segurando cada movimento por no mínimo 30 seg.: pescoço, braços, punhos, pernas e lombar no inicio no meio e no fim da folia a fim de evitar dores e caibras. Outro detalhe importante e a escolha do calçado: escolha um confortável, de preferência um tênis com amortecimento (padrão esportivo) no intuito de evitar possíveis dores nas costas e nos joelhos  e  torções de tornozelo.    

5. Preserve-se

Corpos à mostra, alegria em alta e excesso de bebidas alcoólicas. Em meio a tantos estímulos é difícil segurar a libido. Por isso, durante o Carnaval, aumenta o número de relações sexuais desprotegidas. Além da AIDS, o uso do preservativo também previne a contaminação pelo papilomavírus humano (HPV), doenças como hepatite e evita a gravidez indesejada.
Nesse carnaval, curta ao máximo, mas não esqueça desses cuidados básicos que irão lhe ajudar a evitar preocupações indesejáveis.



Por:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Imagem gera confusão em redes sociais; Quais números você está vendo?

O desenho tem gerado muita confusão entre usuários das redes sociais. Praticamente cada usuário ver um número diferente. Quanto mais se enxerga mais confuso fica. E você qual número está enxergando?

Novembro Azul: Momento de cuidar da saúde do homem

                            Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização a respeito do câncer da próstata. Esta iniciativa tem como objetivo a sensibilização dos homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata. Desta forma, no mês de Novembro os homens são encorajados a tomarem medidas preventivas ou a fazerem o exame da próstata, que é composto pelo toque retal e exame de sangue PSA. A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que todos os homens que tenham mais de 45 anos façam um exame da próstata todos os anos. De todos os tipos de câncer, o de próstata é o sexto mais comum no mundo, e aquele que mais afeta os homens . Também existem outras iniciativas criadas para clarificar problemas relacionados com a saúde masculina. Por exemplo, alguns homens aderem ao Movember, deixando crescer o bigode durante o mês de Novembro. Conhecer para tratar: A próstata é um órgão pequeno, do tamanho de uma castanha, c

SAÚDE EM FOCO: Dor nas pernas? O que pode ser?

A   dor nas pernas é algo comum na vida de muitos brasileiros. Incômoda e insistente, pode ser causada por várias doenças ou ações, ser circulatórias ou até mesmo por muito esforço físico. CAUSAS DAS DORES NAS PERNAS E COMO TRATAR Má circulação: afeta principalmente idosos e tende a piorar com o passar do tempo. Os sintomas mais comuns são o inchaço nos pés e nos tornozelos, dor localizada, dificuldade na locomoção e as pernas tendem a ficar arroxeadas, pois estão com o mau funcionamento dos vasos sanguíneos. Algumas doenças podem estar se desencadeando como: Doença arterial periférica (DAP): neste caso as dores nas pernas surgem após o esforço e desaparecerem com o descanso. As pessoas são obrigadas a interromper a marcha por dor intensa, conseguindo retomá-la após um período variável (alguns segundos a minutos) de descanso. É o que se chama de claudicação intermitente. As dores são provocadas pela oxigenação deficiente dos músculos, uma consequência do estreitamento das arté