Pular para o conteúdo principal

Transposição do São Francisco desaloja famílias, causa desmatamento e gera empregos na PB

Relatório de Impacto Ambiental identifica 44 impactos do projeto de integração do São Francisco que levará água a 12 milhões de pessoas

O projeto de integração do São Francisco deverá levar água a 12 milhões de pessoas no Nordeste Setentrional. O Ministério da Integração Nacional (MI) estima que 2,6 milhões de paraibanos em 131 municípios sejam beneficiados. 


O percurso da água é longo e os seus efeitos enormes. O Relatório de Impacto Ambiental (Rima) destacou 11 aspectos positivos e 12 negativos de um total de 44, além de medidas para minimizar os males gerados pela obra. A extensão dos canais, ramais e reservatórios nos quatro Estados beneficiados (PB, RN, PE e CE) chega a 700 km, atravessando a Caatinga habitada por pessoas e animais que já vivem transformações geradas pelo empreendimento.

Na Paraíba, 502 famílias tiveram que sair do caminho da transposição; empregos foram criados; 342,65 hectares de flora nativa foram desmatados; sítios arqueológicos estão sendo descobertos. Para um futuro próximo estão previstos: inundações e invasão de espécies aquáticas (como piranhas). E o que mais, além da água para matar a sede dos paraibanos, o São Francisco traz ao Estado? Com a perenização de rios intermitentes e a formação de novos açudes, o Sertão será rota de aves migratórias e novas áreas de Caatinga deverão surgir. Mais água é certeza de mais alimentos, da fixação do homem no campo, de menos doenças e óbitos gerados pela escassez da água e sua contaminação.

 Casas poderão recuar até 100m

O Rio Paraíba deverá ser perenizado a partir de Monteiro, quando o canal do Eixo Leste encontrará o leito deste rio e as águas tomarão esse percurso. No Eixo Norte, o reservatório Engenheiro Ávidos, ao Sul de Cajazeiras, será o destino das águas que virão do São Francisco, as quais irão desaguar na calha do Rio Piranhas, perenizando esse trecho do rio. Apenas dois grandes rios são perenes em toda a extensão no Nordeste Setentrional, o São Francisco e o Parnaíba, além de pequenos rios localizados no Litoral, ameaçados pela extinção da Mata Atlântica.

Um dos trechos onde o Rio Paraíba é intermitente é próximo ao município de Camalaú. A calha corta propriedades rurais de grandes fazendeiros e pequenos produtores. Alguns desses agricultores familiares vivem no Sítio Barra, onde moram cerca de 13 famílias. Entre elas, a de Maria do Socorro e Alexandre Ferrreira. Eles disseram que técnicos do governo do Estado da Paraíba já estiveram na região conversando com alguns moradores sobre a transposição: “Ouvimos o comentário do pessoal que mora do outro lado que vamos ter que recuar 50 ou 100 metros quando o rio encher” (quando as águas da transposição chegarem), afirmou o agricultor Alexandre Ferreira. Por enquanto, eles mantêm uma pequena plantação de capim para o gado nas margens do rio, onde o solo ainda está um pouco úmido.

Por Portal Correio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Imagem gera confusão em redes sociais; Quais números você está vendo?

O desenho tem gerado muita confusão entre usuários das redes sociais. Praticamente cada usuário ver um número diferente. Quanto mais se enxerga mais confuso fica. E você qual número está enxergando?

Novembro Azul: Momento de cuidar da saúde do homem

                            Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização a respeito do câncer da próstata. Esta iniciativa tem como objetivo a sensibilização dos homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata. Desta forma, no mês de Novembro os homens são encorajados a tomarem medidas preventivas ou a fazerem o exame da próstata, que é composto pelo toque retal e exame de sangue PSA. A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que todos os homens que tenham mais de 45 anos façam um exame da próstata todos os anos. De todos os tipos de câncer, o de próstata é o sexto mais comum no mundo, e aquele que mais afeta os homens . Também existem outras iniciativas criadas para clarificar problemas relacionados com a saúde masculina. Por exemplo, alguns homens aderem ao Movember, deixando crescer o bigode durante o mês de Novembro. Conhecer para tratar: A próstata é um órgão pequeno, do tamanho de uma castanha, c

SAÚDE EM FOCO: Dor nas pernas? O que pode ser?

A   dor nas pernas é algo comum na vida de muitos brasileiros. Incômoda e insistente, pode ser causada por várias doenças ou ações, ser circulatórias ou até mesmo por muito esforço físico. CAUSAS DAS DORES NAS PERNAS E COMO TRATAR Má circulação: afeta principalmente idosos e tende a piorar com o passar do tempo. Os sintomas mais comuns são o inchaço nos pés e nos tornozelos, dor localizada, dificuldade na locomoção e as pernas tendem a ficar arroxeadas, pois estão com o mau funcionamento dos vasos sanguíneos. Algumas doenças podem estar se desencadeando como: Doença arterial periférica (DAP): neste caso as dores nas pernas surgem após o esforço e desaparecerem com o descanso. As pessoas são obrigadas a interromper a marcha por dor intensa, conseguindo retomá-la após um período variável (alguns segundos a minutos) de descanso. É o que se chama de claudicação intermitente. As dores são provocadas pela oxigenação deficiente dos músculos, uma consequência do estreitamento das arté